Fluido refrigerante, conhecido popularmente como “gás refrigerante”, é um produto químico responsável pelas trocas térmicas nos sistemas de refrigeração e climatização. Esse composto, pela propriedade que possui de passar de líquido a gás, e vice-versa, é capaz de absorver calor, resfriando um ambiente de maneira controlada.
O motivo de ser comumente chamado de gás refrigerante é que, para absorver o calor do ambiente e resfriá-lo, ele passa da fase líquida para a gasosa, uma vez que evapora ao absorver calor e liquefaz ao perder calor. Assim, na maioria dos casos, não é possível ver o produto na fase líquida em temperatura ambiente.
A sua composição molecular varia de acordo com a aplicação, e por isso existem diversos tipos de fluidos refrigerantes. Há os fluidos refrigerantes halogenados, amônia, dióxido de enxofre, dióxido de carbono e hidrocarbonetos não halogenados, tais como o metano.
A Labycool comercializa somente fluidos refrigerantes halogenados, os quais destacam-se na performance para equipamentos de climatização, refrigeração e também para ar condicionado automotivo.
A função principal de um óleo de refrigeração é a de lubrificar as peças móveis do compressor, mas também a dissipação de calor e vedação das câmaras de compressão e as válvulas. Os requisitos são maiores do que os de um óleo lubrificante convencional, porque o contacto com o gás pode alterar as suas propriedades.
Emkarate, Fuchs, Mobil, Suniso |